Apresentação do Curso
1. Apresentação:
O tema supervisão e análise didática possui singular importância para a psicanálise, uma vez que essas questões são sempre enfatizadas e consideradas pilares na formação do psicanalista, junto a análise pessoal e aos estudos teóricos da Psicanálise. Esses três itens formam o chamado tripé da transmissão da Psicanálise.
Assim, a análise didática e a supervisão, pela própria natureza de sua estrutura funcional, relega o processo analítico a uma posição instrumental, deslocando para o primeiro plano o aspecto institucional da pessoa do analista. Este, avalizado pela Instituição necessita, por sua vez, para manter sua posição, avaliza-la. O resultado desse procedimento é que a Instituição faz da análise didática a análise padrão e, do analista didata, o modelo de analista.
A descoberta do método analítico, de seu potencial e de sua questão transgressiva torna-se, na análise didática, periférica ao processo, uma vez que ela está subordinada a demanda da Instituição a uma realidade autônoma, extrínseca a dupla, precedendo-a e direcionando-a, impondo a essa dupla um projeto sem autonomia, já¡ que seu resultado é conhecido por antecipação.
Assim, a Escola Freudiana de Vitória apresenta esta Capacitação visando ao fortalecimento do Ensino, Cultura e Transmissão da Psicanálise.
Objetivos do Curso
2. Objetivos:
- Contribuir para a melhoria do perfil da formação psicanalítica, qualificando profissionais para exercerem o papel preponderante de analista didata e supervisor clínico de pessoas em formação para o exercício da clínica psicanalítica, bem como, de profissionais já atuantes no mercado que necessitem de supervisão
Publico Alvo
Psicanalistas com comprovação de atuação na Área da Psicanálise.
Formato do Curso
4.Seminários / módulos:
Módulo 1
- A análise didática e a Supervisão Clínica e as tendências da Teoria Psicanalítica face a suas manifestações na Clínica
- A subjetividade no processo analítico.
Ementa:
Conceitos.
Quais são os objetivos de uma psicanálise, e especialmente de uma análise didática e Supervisão clínica?
A incapacidade em elaborar o método psicanalítico para análise didática e supervisão clínica.
Análise didática, lugar de teoria de formação: risco ou ganho?
O proselitismo ideológico, a concentração excessiva de poder que caracterizam o funcionamento da análise didática.
As identificações doentias que caracterizam o funcionamento da análise didática.
A divisão entre classes de analistas e o papel do didata e supervisor como nocivo às sociedades psicanalíticas.
O setting analítico e a clínica dos dias atuais.
O analista e o lugar do sagrado.
A análise do analista e complexidade da dinâmica da transferência e contratransferência como base do processo analítico.
Módulo 2
- Fundamentos de Supervisão Clínica: o ato analítico, o Supervisor e o Analista.
- Fracassos e êxitos na Supervisão clínica: técnicas de Supervisão Clínica.
Ementa:
Supervisão: conceitos, importância e fundamentos.
Historia da supervisão.
Formação analítica permanente: saber não sabido.
Para que serve a supervisão?
O que leva um psicanalista a procurar outro fora do contexto da análise pessoal para falar de sua prática?
O que caracteriza a demanda para supervisão?
Qual é o seu efeito formador?
Formas de supervisão.
Papel/função do supervisor.
Impasses na supervisão.
Responsabilidade do supervisor ao supervisionar.
Quais são os objetivos de uma psicanálise, e especialmente de uma supervisão.
Fracassos e êxitos na Supervisão clínica.
Questões colocadas e evidenciadas pelo analista em supervisão.
Contratransferência: levar o analista em supervisão a descobrir essas manifestações e a exercitar suas flexibilidades.
Dimensões da supervisão.
Módulo 3
- O ato analítico, o Analista didata e o preparo do Analista: ensino e metodologia em Didática.
- Técnicas de Análise didática
Ementa:
Conceitos
Trajetória da formação do analista didata: a análise didática na formação psicanalítica
Especificidade da formação do psicanalista, seus impasses e vicissitudes como parte do processo de análise pessoal e da passagem de analisante a analista.
A real da experiência psicanalítica, apontando para uma formação infinita e permanente como regra de identidade da função de analista didata.
Instituição: o modelo de analista, a análise didática, a análise padrão.
O Analista didata e a demanda da análise pessoal na formação: garantia para a formação do analista (Quanto mais profunda e bem sucedida tenha resultado essa análise, tanto mais seguro e capacitado se sentirá o analista para o exercício de suas tarefas).
O Analista didata como educador.
A importância da metodologia de ensino na formação do analista.
As perspectivas da análise de formação - a institucionalização da psicanálise e suas regras de formação criam uma contradição entre um saber instituído e o saber subversivo do inconsciente (Como o sistema hierárquico, existente dentro dos institutos de psicanálise pode desvirtuar o propósito libertador da psicanálise, quando atribui às análises um caráter formativo)
Riscos que se corre quando a análise está calcada em uma transferência idealizante, onde o que é estimulado é a identificação com a pessoa do analista e não com a função analítica.
Módulo 4
- Fundamentos de análise didática e a construção do Analista: formação e identidade.
- A escuta analítica na análise didática e na supervisão clínica.
Ementa:
Conceitos de análise didata e analista didata.
Fundamentos de análise didática.
Formação e identidade do analista
A construção do analista.
Tripé analítico: fundamentos teóricos do chamado tripé analítico.
Elementos do tripé analítico.
O “ofício impossível”.
O saber do analista e a particularidade deste saber.
A escuta analítica na análise didática.
Neutralidade do analista didata.
Função didática e posição de analista didata.
Lugar do analista e a experiência analítica
O analista escutando seus pacientes e sendo escutado pelo seu analista.
A relação fim de análise e a função do analista/desejo de ser analista e o desejo do analista.
Desequilíbrios do inconsciente na situação analítica.
Usos e costumes dos analistas que precisam ser respondidos.
Módulo 5
- Psiquiatria clínica, o diagnóstico e a terapêutica contemporâneos e a psicopatologia simbólica: importância na Didática e na Supervisão clínica.
Ementa:
Importância de fundamentos de Psiquiatria e Neurofisiologia para a o exercício da Psicanálise e para a função de analista didata e Supervisor clínico.
Módulo 6
- Ética aplicada à análise didática e supervisão clínica.
- Tendências clínicas: análise de casos de supervisão
Ementa:
A divisão entre classes de analistas
Cura, desejo do Analista, ética da Psicanálise, transferência e contratransferência
O lugar do analista enquanto objeto causa do desejo e manejo ético e com a irremediável condição de sujeito dividido
Análise didática e supervisão clínica: estrutura funcionante, posição instrumental, aspecto mítico-institucional e pessoa do analista
Compromisso ético: o encontro do sujeito com ele mesmo
As identificações projetivas cruzadas no processo analítico e a ética
Contratransferência como uma construção da dupla, formada pelas reações do objeto projetado (pela pressão inconsciente e interpessoal do paciente).
Estrutura curricular
60 h/a :Presenciais/online
130 h/a : Atividades de pesquisa orientada
60 h/a :Estudo de caso supervisionado/Apresentação
Total:250h
O Curso iniciará em 28 e 29 de fevereiro de 2024 no horário de 19h às 21h, será concluído em dezembro de 2024 e terá¡ a duração de 11 meses.
Os grupo de estudos de casos supervisionados acontecerão uma vez ao mês a noite/online, iniciando em fevereiro e será concluído em Dezembro.
Documentos
Identidade/CPF
Comprovante de residência
uma foto
Comprovante de conclusão do Curso de Formação em Psicanálise com tripé analítico (análise pessoal, didata e supervisão.)