Artigos

O SURGIMENTO E OS PRINCÍPIOS DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR COMO MÉTODO DE ABORDAGEM NA TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA

Resumo

 

A terapia familiar sistêmica apresenta muitas faces e abordagens para tratamento, uma delas é a Constelação Familiar que foi originada nos estudos e aplicações do teólogo e terapeuta Bert Hellinger. Esse trabalho tem por objetivo, realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento desse método inovador. Relacionar quais as técnicas que inspiraram seu criador a desenvolver essa abordagem. Fazer uma revisão bibliográfica da teoria e da técnica e apresentar os princípios que regem as constelações familiares. Entender e relacionar seus significados e como os mesmos são aplicados na resolução dos problemas nos sistemas familiares. Através de pesquisa e estudo temos por objetivo principal: apresentar, entender e identificar os emaranhamentos e   algumas questões sobre as constelações familiares, ancestralidade, sistema familiar e como é aplicado esse método de abordagem na identificação e resolução de problemas em terapia familiar sistêmica.

 

PALAVRAS CHAVE: terapia familiar sistêmica constelação familiar, método de abordagem, pensamento sistêmico, resolução de conflitos.

 

 

Compartilhe este artigo:

Linkedin Whatsapp

VIVIANE DEITOS

Psicanalista Clínica e professora na Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória Terapeuta Familiar Sistêmica Terapeuta Master e Instrutora de Thetahealing® Hipnoterapeuta Terapeuta Multidimensional Colunista do Jornal Informal Atendimento on line e presencial em Carlos Barbosa/RS